Dois suspeitos de integrar o grupo responsável pela explosão de caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Vitorino Freire (MA) foram mortos em confronto com a polícia no Ceará, no sábado (22).
Os homens, identificados como Francisco Ulysses Martins de Siqueira e Cavalcante e Francisco Wilmario da Silva Queiroz, estavam sob monitoramento e foram localizados em Parambu (CE). Durante a abordagem, reagiram atirando contra os policiais e foram baleados na troca de tiros.
Na caminhonete usada na fuga, os agentes encontraram quatro fuzis e dois quilos de skunk. Segundo registros da Delegacia de Polícia Civil de Tauá, Ulysses possuía um extenso histórico criminal, incluindo acusações de roubo, homicídio e outros delitos. Ele também é suspeito de envolvimento no assalto à empresa de transportes de valores Cefor, ocorrido em outubro de 2024, em Bacabal. Já Wilmario portava um documento falso no momento da abordagem.
O assalto ocorreu na madrugada do mesmo sábado, quando os criminosos detonaram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Imagens feitas por moradores mostram o grupo fugindo em uma caminhonete, e cápsulas de munição ficaram espalhadas pelo local. Durante a ação, dois reféns foram abandonados em uma estrada da região. Até o momento, não há informações sobre feridos ou sobre o montante roubado.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que a Polícia Federal assumirá as investigações. A Polícia Militar do município foi acionada e, com o apoio de batalhões da região e do Cosar de Bacabal, segue nas buscas pelos demais integrantes da quadrilha. No local do crime, os investigadores encontraram explosivos, cordão detonador e estojos de munição calibre .556. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para desativar os artefatos.
As investigações iniciais apontam que o grupo chegou fortemente armado, efetuando disparos antes de detonar os caixas eletrônicos. Após a fuga, os criminosos seguiram em direção a Olho D’Água das Cunhãs, e a caminhonete Amarok preta usada na ação foi encontrada incendiada em uma estrada vicinal da região.