Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

PF desarticula esquema de desvio de celulares fluxo postal dos Correios no MA

Na manhã desta terça-feira (1), a Polícia Federal deflagrou, em São Luís, a OPERAÇÃO FLUXO POSTAL II, com o objetivo de desarticular esquema de desvio de aparelhos celulares do fluxo postal dos Correios.

A primeira fase da investigação revelou um esquema liderado por um empregado público dos Correios, o qual, valendo-se da facilidade que sua função lhe proporcionava, atuava diretamente no desvio de aparelhos celulares dos Correios, repassando-os a receptadores, os quais, por sua vez, ficavam encarregados de receber e vender os referidos objetos postais a terceiros de boa-fé, gerando vantagem financeira indevida para todos os atores do esquema.

Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra os suspeitos, além do cumprimento de medida cautelar de afastamento de função pública contra o referido empregado público.

Com o desenrolar das investigações, identificou-se a participação direta de mais um empregado público dos Correios no esquema criminoso, contra o qual foram cumpridas, na ação de hoje, medidas cautelares de afastamento de função pública e busca e apreensão.

O investigado poderá responder pelos crimes de Peculato e Associação Criminosa.

Bandidos invadem residência e matam homem a facadas durante roubo em Vargem Grande

Dois criminosos foram presos em flagrante, na manhã desta quarta-feira (2), após matarem um homem a golpes de faca, no Povoado Alvino, zona rural de Vargem Grande, durante um assalto à casa da vítima.

Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na noite dessa terça-feira (1º). Antônio Zilmar Silva Pereira e a companheira dele estavam em sua residência, quando foram surpreendidos por dois homens, que entraram no imóvel pela porta dos fundos e exigiram a entrega de bens do casal, entre os quais, uma motocicleta e uma espingarda.

No momento do assalto, os criminosos esfaquearam Antônio Zilmar e a companheira dele e, logo depois, fugiram levando os bens das vítimas.

Antônio chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital de Coroatá, enquanto sua companheira sofreu lesões leves e não corre risco de morte.

Após tomarem conhecimento do crime, as equipes das polícias Civil e Militar de Vargem Grande realizaram buscas para capturar os suspeitos, os quais foram localizados e presos no momento em que tentavam fugir da cidade.

Durante a prisão, os policiais conseguiram aprender uma arma de fogo, uma espingarda calibre .32, a motocicleta roubada da vítima, além de outros objetos.

Os criminosos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de latrocínio, porte irregular de arma de fogo e lesão corporal. Em seguida, eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Vereadora de Teresina é presa pela PF por envolvimento com facção Bonde dos 40

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB), eleita em 2024 com 2.925 votos, foi presa na manhã desta quinta-feira (3) durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal (PF). A parlamentar foi detida em sua residência, no bairro Jóquei, zona Leste de Teresina, e levada à sede da PF, acompanhada de uma mulher, seu advogado e um tio.

Tatiana é fundadora do Instituto Vamos Juntos, uma ONG com sede na zona Norte da capital, que também foi alvo da operação. Segundo a PF, há indícios de que sua campanha eleitoral foi financiada com dinheiro do Bonde dos 40, uma das facções criminosas mais violentas do estado. Parte dos recursos teria sido desviada da própria ONG. Na primeira fase da investigação, a polícia já havia apreendido R$ 100 mil em espécie nas instalações da instituição.

A Operação Escudo Eleitoral foi deflagrada para combater a influência do crime organizado no processo eleitoral de 2024. Foram cumpridos oito mandados judiciais, incluindo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de funções públicas — entre elas, o cargo de vereadora ocupado por Tatiana e postos comissionados na Câmara Municipal de Teresina, na Assembleia Legislativa e na Secretaria Estadual de Saúde. As ordens foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí e cumpridas em Teresina (PI) e Timon (MA).

A PF também investiga um esquema de compra de votos com dinheiro oriundo de facções criminosas. Conforme as apurações, Tatiana mantinha uma relação próxima com Alandilson Cardoso Passos, seu namorado, preso em Minas Gerais durante outra operação policial. Alandilson é investigado por tráfico de drogas, roubo qualificado e posse irregular de arma de fogo. Ele é apontado como integrante do Bonde dos 40 e, no momento da prisão, estava ao lado de Tatiana com passagem comprada para São Paulo.