A prefeita Josinha Cunha, ao lado da deputada estadual Fabiana Vilar, esteve na sede do INCRA assinando o termo de posse de dois terrenos do município de Zé Doca para a construção de uma escola no povoado Bom Jesus II e uma quadra poliesportiva no povoado Josias.
Essa é mais uma de inúmeras conquistas para o município de Zé Doca. Duas obras de grande relevancia para essas comunidades.
De acordo com a prefeita é com parcerias e responsabilidade que estaremos sempre buscando mais qualidade de vida para todos.
A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu, na noite desse domingo (29), um homem suspeito de abusar sexualmente da enteada de 14 anos em Santa Luzia.
De acordo com a PM, por volta das 20h desse domingo, a guarnição recebeu uma ligação do irmão da adolescente informando que o padrasto teria abusado sexualmente da sua irmã e depois fugido.
Diante das informações, os policiais se deslocaram até o local situado na Rua Boa Vista, no Alto São Francisco, em Santa Luzia, onde averiguaram a situação. Os policiais realizaram algumas rondas pelo bairro e conseguiram localizar o indivíduo próximo a um bar no Alto São Francisco. Ao avistar a viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais.
O homem, que não teve a identidade revelada, foi preso e encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês, onde vai ficar à disposição da Justiça.
Sem qualquer tipo de compromisso, o prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria, tem deixado a cidade mergulhada em um verdadeiro caos.
Moradores revoltados com o abandono reclamam de problemas na saúde, educação e infraestrutura pública do município.
Imagens enviadas ao Blog do Neto Ferreira mostram que a triste realidade de Governador Nunes Freire.
Todos os dias a população precisa enfrentar lamaçal, buracos e muito perigo nas estradas, principalmente nas pontes, que dão acesso aos povoados.
As pontes de São José 2, Macaxeira estão em estado precário e Sete Voltas. Uma delas caiu em setembro do ano passado, foi consertada e voltou a cair em janeiro desse ano.
Nas duas ocasiões, caminhões passavam pelos acessos e ficaram presos no local. Os motoristas tiveram ferimentos pelo corpo.
O perigo pelas estradas de Governador Nunes Freire é constante e, ao que parece, a situação não irá mudar.
Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na Universidade Federal do Piauí. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, a vítima também teve o pescoço quebrado.
A jovem, que participou de uma calourada, foi encontrada com as roupas rasgadas e com sinais de violência sexual, na manhã de sábado (28), no campus universitário. A vítima apresentava hematomas e várias lesões pelo corpo.
Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte.
O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada “por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso”.
O delegado informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.
De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.
O jovem Thiago Mayson da Silva Barbosa, também estudante da UFPI, foi detido suspeito do crime. Ele faz monitoria e participa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática na instituição. Ele estava com a vítima durante a festa de calourada que acontecia no Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual.
“O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse ‘ei, o que tá acontecendo aí?’ e o rapaz disse ‘minha amiga passou mal, tô levando pro hospital’. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital”, contou.
“Esse rapaz relatou que teve relações sexuais consensuais com a vítima duas vezes. Disse que na terceira vez, ela desmaiou. Ele pensou que fosse normal e dormiu depois. Disse que quando acordou, tentou prestar o socorro. Mas estamos investigando o contato dele com uma pessoa. Pode ser que ao sair da sala, ele não estivesse indo ao hospital. Acho que ele sabia que ela estava morta e pode ter entrado em contato com alguém pra pedir ajuda pra descartar o corpo”, completou o delegado.
“Os ferimentos indicam um homicídio qualificado, um crime hediondo, em que o feminicídio pode ser apenas uma das qualificadoras”, concluiu Barêtta.
Velório
O corpo de Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, está sendo velado neste domingo (29), no bairro Parque Brasil I, Zona Norte de Teresina.
Amigos e familiares se emocionaram durante a despedida. Ao g1, a cunhada Andreza Almeida contou que Janaína era uma estudiosa e sonhava em escrever um livro. Ela foi a primeira da família a ingressar no ensino superior.
“Era muito estudiosa. Só vivia pra estudar. Gostava muito de ler, falava que um dia iria escrever um livro. Assim que entrou na universidade, precisava muito de um computador e, sem ter condições, começou a fazer bolos no pote pra vender e conseguir comprar”, contou.
“A mãe dela fazia de tudo pra ajudar. A mãe saia de um lado, Janaína pra outro pra vender os bolos. Até que conseguiu juntar o dinheiro e comprar o tão sonhado computador. Falava que só ia estudar pra tirar a mãe dela da vida de miséria”, relembrou Andreza.
O sepultamento será realizados às 16h30 deste domingo.
Com o objetivo de minimizar problemas causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Zé Doca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem intensificando durante toda a semana a desobstrução do córrego e das galerias de águas pluviais em bairros da cidade.
O trabalho conta com a retirada de resíduos sólidos, além, do serviço de capina no local.
De acordo com o secretário responsável pela pasta, Rogério Rocha, o trabalho é o início de um grande projeto que também irá contemplar a limpeza e a desobstrução de todos os bueiros.
“É um trabalho de precaução para que possamos diminuir os transtornos causados pelas chuvas. Com o trabalho de limpeza das galerias de águas pluviais e futuramente dos bueiros, nossa intenção é minimizar o máximo os problemas de drenagem de água em vários pontos da cidade”.
Um acidente envolvendo uma caminhonete e caminhão deixou duas pessoas gravemente feridas na noite dessa quinta (26), na BR-316, na zona rural de Bela Vista do Maranhão.
De acordo com testemunhas, o caminhão invadiu a contramão e bateu de frente com o carro, que estava ocupado por um casal. O homem e a mulher foram retirados do veículo por populares, que acionaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Santa Inês em estado grave. Já o motorista do caminhão não teve maiores ferimentos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros também estiveram no local do acidente.
Uma mulher, que não teve o nove divulgado, foi presa na quinta-feira (26), por suspeita de prostituir a própria filha adolescente, de 14 anos, na Vila Nova dos Martírios em São Luís.
O caso está sendo investigado, sob segredo, pela Polícia Civil de Açailândia. De acordo com polícia, a mulher teria negociado, a própria filha, em casos de prostituição.
A menina foi abusada por um homem, que também foi denunciado, mas está foragido. A mãe teria recebido R$ 100,00 para que a filha fosse abusada pelo homem.
Segundo as informações divulgadas, a mulher queria o dinheiro para comprar bebidas alcoólicas.
A suspeita prestou depoimento, nesta sexta-feira (27), e outras testemunhas do caso também deverão ser ouvidas. A menina está sob acompanhamento psicológico e foi encaminhada para a realização de corpo de delito.
O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Militar e a mulher foi levada a delegacia de Açailândia e encaminhada ao presídio regional.