Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Sucesso total! Show de Luiza Martins e Joelma Calypson movimentam São João de Zé Doca

O São João de Zé Doca está chegando em sua reta final e os últimos dias de apresentações e shows tem atraído um grande público.

 

Uma multidão compareceu na Praça do Viva para ver de perto as apresentações e o grande show de Luiza Martins onde o público se divertiu e participou cantando os maiores sucessos da artista que é sucesso nacional.

 

Outra atração musical que animou o grande publico, foi a rainha do calypson a cantora Joelma que fez os fãs irem a loucura com suas musicas de sucesso nacional.

Nesta quinta-feira (30), a festa continua com as apresentações culturais: Quadrilha Raio de Sol (Centro do Guilherme), Cacuriá dos idosos (Maranhãozinho), Quadrilha Já fui bom nisso (Zé Doca) e Cia Marizés (Bequimão).

 

A música fica por conta dos cantores Parceiro Paz e Chicão do Piseiro.

 

Agora aqui é São João em Zé Doca é só emoção!

Jornal Nacional expõe extrema pobreza deixada pela gestão de Flávio Dino no Maranhão

A extrema pobreza deixada pelo governo Flávio Dino (PSB) no Maranhão mais uma vez é exposta em rede nacional.

 

Na noite de quarta-feira (29), o Jornal Nacional, da TV Globo, destacou o mapa da pobreza criado pela Fundação Getúlio Vargas Social (FGV), com base nos dados do IBGE, onde mostra que o estado maranhense tem a maior proporção de pessoas vivendo em condições precárias já registrada no Brasil, equivalente a 57,90% da população.

 

Os números são de 2019 a 2021, ou seja, o Maranhão teve piora significativa durante a gestão do ex-governador Flávio Dino.

 

O Blog do Neto Ferreira já havia mostrado os dados alarmantes divulgados pelo estudo comparativo da FGV produzido em 2022 na reportagem “Flávio Dino deixou o Maranhão com 40 cidades no mapa da pobreza”. Sob Dino, que atualmente é pré-candidato ao Senado, os indicadores do PIB per Capita das cidades maranhenses tiveram baixas alarmantes e metade da população aparece com rendimento mensal de até meio salário mínimo.

Atual levantamento leva em conta a definição do Banco Mundial do que é pobreza a partir da renda das famílias. A pesquisa também fez um retrato da pobreza no Brasil por estados.

 

O Distrito Federal e 24 dos 26 estados brasileiros registraram piora, e em quatro deles o número de pessoas em situação de pobreza passa da metade da população, entre eles o Maranhão.

 

A família de Dona Joana, de 73 anos, divide o terreno e toda a renda que conseguem no interior maranhense. São sete adultos e sete crianças que dependem do auxílio do governo e da venda do carvão e do óleo do babaçu para comer.

 

“Às vezes a gente fica sem almoçar, às vezes não tem para almoçar, às vezes tem para almoçar, mas é pouca, e deixa para janta. Para jantar, porque a noite é mais longa.”

 

O diretor da FGV Social diz que o país precisa de medidas emergências e, também, políticas públicas permanentes para reduzir a pobreza.

 

“No curto prazo, você tem que transferir renda de uma maneira bem equilibrada, focalizada nos mais pobres, e a longo prazo você tem que investir em educação, em atividades produtivas para que as pessoas possam gerar sua própria renda”, explica Neri.

 

Na família de Dona Joana, o maior desejo é ter a certeza de que todos vão ter comida na mesa todos os dias.

 

“Meus filhos são todos pequenos, e às vezes eu deixo de comer para dar para eles. Cansei de fazer isso. Tirar da minha boca e dar para eles comerem, para eles não dormirem com fome”, conta a dona de casa Joseleine Mendes.

 

Via Blog Neto Ferreira

Mesmo sem prerrogativa, Força do Estado pode ser usada em nova operação irregular contra deputado federal

Uma nova operação da Polícia Civil, que tem como alvo o deputado federal Josimar do Maranhãozinho (PL), estaria prestes a ‘estourar’. De acordo com informações obtidas por uma fonte anônima, o novo procedimento investigativo deve focar em medidas de busca e apreensão para fins midiáticos.

 

Além de ser ilegal, por ferir a prerrogativa de função de uma autoridade com foro especial, o procedimento teria o número “N/I 1006079100010750980351200”, pode ser caracterizado como um crime eleitoral, pois estaria sendo efetivado às vésperas das eleições, em total abuso político no uso da máquina pública do Governo Estadual.

 

Especialistas ouvidos pela reportagem apontam fins políticos na suposta operação, pois a ação policial teria o fim de minar o apoio do grupo político do parlamentar à pré-candidatura do senador Weverton Rocha ao Palácio dos Leões, visando acima de tudo desgastar tal apoio político, vez que a cúpula governista não tem acreditado no seu próprio projeto político.

 

A reportagem entende que a divulgação desta informação não se tratar de obstrução judicial, pois a suposta operação policial, caso venha se confirmar, estaria contrariando o ordenamento. Além disso, segundo a Sociedade de Jornalistas Profissionais (SPJ, em inglês), “as fontes anônimas são às vezes a única chave para descobrir uma grande história, cumprindo as missões jornalísticas de ‘watchdog’ [fiscalizador] sobre o governo e informador para os cidadãos.

 

Foi com base na fonte anônima que descobrimos que a suposta operação policial pode ir de encontro à própria jurisprudência que já firmou entendimento ao sustentar que “nos casos de investigados que gozam de foro especial por prerrogativa de função, o início da persecução penal ficará vinculado à autorização do tribunal competente”, ou seja, a investigação não poderá ser iniciada sem que haja prévia autorização do tribunal competente para processar originariamente a ação penal.

 

Por isso mesmo, por exemplo, que tais instrumentos de perseguição política, uma vez reconhecida sua ilegalidade pelo Judiciário, em qualquer grau de Jurisdição, representam abuso de autoridade, e uma vez confirmado o desvio de finalidade apresentado, tais fatos ainda podem subsidiar ações por abuso de poder político.

 

Além disso, caso a suposta operação venha ocorrer, será a segunda vez de sua utilização como braço do Estado para tentar interferir no cenário político, realizando o procedimento sem qualquer competência para investigar parlamentar federal e outros detentores de prerrogativa de foro.

 

Uma ação semelhante como essa chegou a ser efetuada no ano passado pelo Gaeco, mas na semana seguinte acabou tendo toda sua investigação anulada por decisão do TJ, caso que ganhou repercussão nacional.

 

Diante de tudo isso as medidas cabíveis por parte de alguns ‘investigados’ já foram tomadas, como, entrada na petição para se colocar à disposição da justiça afim de qualquer esclarecimento e pedido de cópia do inquérito, tendo em vista que o Gaeco, por meio de manipulação, estaria dando a conotação de processo sigiloso.

Itapecuru-Mirim: Operação da PC prende pai suspeito de estuprar a própria filha portadora de síndrome de down

Na cidade de Itapecuru-Mirim, a Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento na última quarta-feira(22), ao mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pela Delegacia Especializada da Mulher, por ter praticado o crime de estupro de vulnerável contra a sua própria filha que é portadora de Síndrome de Down.

 

Segundo as investigações, o preso aproveitando-se de momento em que ambos estavam sozinhos na residência onde moravam, determinou que a filha retirasse as vestimentas para tomar banho, oportunidade na qual acariciou suas partes íntimas.

 

Ao tomar conhecimento dos fatos pela mãe da vítima que fez a denúncia, e considerando a gravidade das acusações, bem como a presença de elementos de materialidade e autoria, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado. O homem foi conduzido para a Unidade Prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Ônibus com grupo de quadrilha junina tomba em Imperatriz

No início da manhã deste domingo (26), um ônibus que transportava uma quadrilha junina virou na Estrada do Arroz, na cidade de Imperatriz, na Região Tocantina. Não houve registro de feridos graves.

 

O acidente aconteceu próximo ao povoado Petrolina, por volta das 6h. Segundo informações do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Imperatriz, o ônibus transportava a quadrilha junina Flor do Ribeirão, da cidade de Governador Edison Lobão, que se apresentava em Cidelandia.

 

Ao passar pela Estrada do Arroz, o veículo apagou no alto da Ladeira e começou a voltar e foi colocada uma pedra no pneu para evitar descer. Alguns integrantes da quadrilha junina conseguiram sair do veículo, já outros que dormiam dentro do ônibus, não saíram a tempo. O veículo desceu de vez com a direção travada e virou no final da curva.

 

A maioria das vítimas foram resgatadas pelos outros integrantes que estavam fora do ônibus.

 

Segundos os bombeiros, ninguém ficou ferido gravemente. Cinco ambulâncias fizeram o transporte das vítimas, duas de Cidelandia e três de Imperatriz.

Câmara de Vereadores de Zé Doca, realiza ultima sessão antes do recesso parlamentar

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Zé Doca participam hoje terça-feira (28) da última sessão ordinária antes do recesso parlamentar.

 

No período de julho, a casa paralisa os trabalhos legislativos como as sessões ordinárias e as comissões permanentes. O atendimento ao público continua funcionando.

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Henrique Solteiro, neste primeiro semestre do ano transcorreu na normalidade, com matérias importantes apresentadas pelos vereadores e pelo Poder Executivo e tratados assuntos de relevância na tribuna.

 

Fizeram uso da palavra no grande expediente os vereadores Alexandre Barroso (Avante), Edilson Romão (PL), Raimunda do Bernardo Caixão (Avante), Zilmar Macedo (PL), Itamar da Canaã (PL).

 

As sessões legislativas, que acontecem todas as terças feiras, às 16h00, voltarão a ser realizadas normalmente a partir do dia 01 de agosto, após o recesso parlamentar previsto na Lei Orgânica do Município.

Em Zé Doca, abertura do Arraial “Agora aqui, é São João” foi um sucesso

A abertura das festividades Juninas de Zé Doca “ Agora aqui, é São João”, foi realizada nesta quarta feita (22) na praça do viva.

 

Um verdadeiro espetáculo de alegria, cores e cultura, através das grandes apresentações culturais. O Arraial reúniu em um só espaço as tradições culturais e atraiu um grande público.

 

O Arraial da cidade, na gestão da prefeita Josinha Cunha, chamou atenção de todos pela a riqueza dos detalhes na ornamentação e das grandes atrações.

A primeira noite teve a apresentação de quadrilhas e as atrações musicais ficaram por conta da banda Swing do RL e do cantor Romim Mata que não deixou ninguém parado, com os ritmos dos maiores sucessos da atualidade.

 

A Prefeita Josinha Cunha, estava acompanhada da pré-candidata a deputada estadual Fabiana Vilar, secretarios municipais e vereadores.

Josinha, abriu oficialmente o evento dando boas vindas aos presentes e falando da importância de resgatar a cultura local.

 

“ Hoje realizamos essa grande festa para os Zedoquenses, fortalecendo a cultura do nosso município e da região, este evento foi feito para os zedoquenses. Foram dias de muito trabalho para que este espaço se tornasse um verdadeiro arraial e hoje vemos esta linda festa” disse.

 

A festa continua até o dia 03 de julho. Ao todo serão 12 dias com uma vasta programação cultural e popular com apresentações de diversas quadrilhas juninas, danças indígenas, bois e comidas típicas deliciosas e barracas com variados tipos de bebidas.

Vereador Junior Besourão pede a criação de uma Central de Marcação de Consulta Via WhatsApp em Zé Doca

Vereador Junior Besourão

Com o intuito de agilizar atendimento na Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Junior Besourão apresentou durante sessão do Legislativo, indicação solicitando à prefeita a implantação de uma Central de Marcação de Consulta via WhatsApp.

 

O parlamentar sugere ainda que a atividade seja atribuída a um setor responsável, que deverá colher as demandas e dar providências agilizando o atendimento na pasta. 

 

Um sua justificativa, Junior ressalta que seu pedido visa melhorar os atendimentos com relação as marcação de consultas e atender principalmente as comunidades da zona rural que não precisa se descolar apenas para agendar suas consultas.

Mais um assalto em plena luz do dia em Santa Inês. VEJA !

Por volta das 15h de segunda-feira (13), um representante de uma loja de materiais de construção foi assaltado ao sacar dinheiro em uma agência bancária de Santa Inês.

 

Três homens em motocicletas abordaram a vítima. Um deles apontou uma arma, e o homem imediatamente tirou todo o valor da bolsa e entregou aos assaltantes. Depois de levar o valor, os homens fugiram em motocicletas.

 

A polícia que fazia patrulha nas proximidades foi chamada e na tentativa de localizar os assaltantes fizeram uma busca aos bandidos. Os cidadãos disseram à polícia que havia conseguido localizar a motocicleta usada no assalto abandonada próximo da quadra do Adelminha, após busca no sistema Inforseg, foi encontrado um registro de furto da mesma.

 

Ainda próximo de onde foi encontrada a moto, câmeras de segurança confirmaram que os homens haviam deixado a moto e fugido em um veículo, Onix vermelho, de placa PTM-1272.Há um mês atrás, um assalto foi executado nesta mesma área, os criminosos assaltaram a agência do SICOOB, localizada a pouco mais de 200 metros da delegacia do 2º Distrito de Santa Inês, assim como o assalto de segunda, o foi realizado em plena luz do dia.

 

Fonte: Agora Santa Inês