Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Entre as empresas mais reclamadas no Maranhão, segundo o PROCON, CAEMA deixa Zé Doca sem água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), responsável pela distribuição de água potável nos municípios está entre as mais reclamadas pelos consumidores segundo o PROCON. A CAEMA atende com abastecimento de água a 136 dos 217 municípios maranhenses.

 

Em Zé Doca, vários bairros sofrem com a deficiência do atendimento da CAEMA, e quando procurada, ninguém da gerência do órgão no município se dispôs a prestar esclarecimentos.

 

A prefeitura de Zé Doca vem tentando de todas as maneiras solucionar o problema, no bairro Santa Teresinha, que o abastecimento é de responsabilidade da gestão municipal, a tubulação foi toda trocada, e mais um poço foi perfurado e atualmente a comunidade tem água potável todos os dias.

 

A prefeita Josinha Cunha, por meio do deputado federal Josimar está investindo 10 milhões em perfuração de poços para tentar resolver o problema de água do município. Enquanto a solução definitiva não vem, a prefeitura abastece os bairros por meio de carros pipas.

 

A prefeitura encerrou o contrato com a CAEMA e luta na justiça para implantar uma autarquia municipal (SAAE), que tem autonomia econômica, financeira e administrativa. Compete ao SAAE, diretamente e com exclusividade, operar, manter, conservar e explorar os serviços públicos de água potável e de esgoto sanitário em todo município, o que seria a melhor solução no momento

TRAGÉDIA: Homem morre afogado após bebedeira em rio no interior do Maranhão

Um homem morreu afogado em um balneário localizado no Sitio da Dona Silvina, na zona rural de Codó (MA), no final da tarde deste sábado (29). A vítima foi identificada como Raimundo Soares Martins Filho, de 49 anos.

 

De acordo com informações, a vítima estava consumindo bebidas alcoólicas quando teria de descolado para deitar próximo ao leito de um riacho que passa por dentro do sítio. As outras pessoas perceberam o sumiço do homem e um menor encontrou o corpo boiando no riacho.

 

Os familiares informaram que Raimundo Soares tinha o costume de ir ao local para momentos de lazer com a família e amigos. O caso será investigado pela 4ª Delegacia Regional de Policia Civil.

Vai começar a Tradicional Festividade do Festejo de Santo Antônio de Zé Doca. Confira !

Inicia-se no dia 01 de junho uma das maiores festas religiosas da região, os Festejos de Santo Antônio de Zé Doca.

 

O festejo se estende até o dia 13 de junho, e neste ano de 2021 tem como tema “ Ó Santo Antônio glorioso, livrai-nos do mal”.

 

A Paróquia de Santo Antonio começou a divulgar a programação oficial das festividades nas redes sociais e o Blog do Bryan Rafael estará fazendo a cobertura completa do evento.

 

Entre as novidades apresentadas para este ano, terá um show de prêmios com o sorteio para o dia 13 de junho, logo após a missa. E para participar, basta adquirir sua cartela no valor simbólico de R$ 10,00 reais na casa paroquial.

 

Dia 01 será dada a abertura oficial do festejo com a alvorada festiva e um delicioso café da manhã.

As missas durante todos os dias, serão transmissão pelo YouTube Pascom Catedral oficial.

 

No dia 03 haverá a solenidade de Corpus Cristh

 

Dia 06 uma caminhada dos amigos com concentração na praça dos amigos

Dia 13 grande carreata saindo da Boa esperança e logo após uma missa campal de encerramento.

 

Dia 20 o grande leilão do gado no parque Rayara.

 

Vale ressaltar que por conta da pandemia, a presença de fiéis será com distanciamento, uso obrigatório de máscara e Álcool Gel.

 

Desde já, você é nosso convidado para participar das Festividades de Santo Antônio do município de Zé Doca.

Vereadora Dra. Ana Freire (PL), solicita ao Executivo a construção de uma Unidade Escolar e uma UBS para o Bairro Cinturão Verde em Zé Doca

Vereadora Dra. Ana Freire

A vereadora Dra. Ana Freire (PL), apresentou duas proposições na sessão da Câmara Municipal desta sexta-feira (28), solicitando a construção e implantação de uma unidade escolar de ensino e uma UBS ambas no Bairro Cinturão Verde em Zé Doca.

 

A construção da unidade de educação foi solicitada pela vereadora na Indicação nº 035/2021. Na matéria, Dra. Ana informa que não existem escolas e nem creches no referido bairro.

Vereadores Dra. Ana Freire e Zilmar Macedo na última sessão da câmara

Considerando que o Bairro Cinturão Verde possui um numeroso quadro de crianças, adolescentes e jovens em pleno exercício escolar e que no bairro não há escola dentro do próprio território, construo essa proposição reconhecendo que a referida escola trará mais comodidade aos moradores, em especial às crianças e adolescentes”, argumentou.

 

A parlamentar também requisitou na área da saúde, a implantação de uma UBS que seria uma boa alternativa para resolver o problema dos moradores que necessitam se dirigir aos postinhos em outros bairros.

Vereadora Dra. Ana Freire e o Secretário do Meio Ambiente Rogério Rocha

Por ser um bairro novo e já populoso, qualquer serviço para a comunidade é bem vindo, ainda mais com essa importante obra”, destacou a vereadora na tribuna.

 

Na oportunidade, a vereadora também fez a indicação de nº 036/2021 para solicitar a instalação de um Centro de Controle de Zoonoses município.

Vereador Alexandre Barroso solicita Coleta de Lixo em duas localidades do interior do município de Zé Doca

Vereador Alexandre Barroso no uso da tribuna

Na Sessão Ordinária desta sexta-feira (28), o vereador Alexandre Barroso (AVANTE), teve duas indicações de sua autoria aprovadas, para que sejam realizadas as coletas de lixo nas localidades do Povoado Quadro e da Quadra Bom Viver.

 

Segundo o vereador ele entrou com essas indicações por solicitação dos moradores, e também, pela necessidade existente, devido a quantidade de moradias nas referidas localidades desta forma evitando proliferação de doenças, preservando a higiene e a saúde da população.

Vereador Alexandre Barroso e o Secretário de Meio Ambiente Rogério Rocha

“Apresentei requerimentos solicitando que fosse realizada a coleta de lixo nos povoados da zona rural e em breve serei atendido pela prefeita Josinha Cunha que não tem medido esforços para atender as demandas dos vereadores”, Destacou Alexandre.

Ministério da Saúde autoriza Estados e Municípios a vacinarem toda população acima de 18 anos

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28/5), a nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

 

Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.

 

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

 

Conforme o Metrópoles mostrou na quinta-feira, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstos.

 

“Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO”, informou a pasta.

 

Trabalhadores da educação

 

A orientação do Ministério é que a imunização dos trabalhadores da educação respeite a seguinte ordem:

Creches;
Pré-escolas;
Ensino Fundamental;
Ensino Médio;
Profissionalizantes;
Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Ensino Superior.

 

“A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garante a segurança alimentar das crianças”, informou a pasta.

 

Via Luís Cardoso 

Prefeitura de Zé Doca realiza “Dia D” neste sábado para vacinar pessoas de 55 a 59 anos

A Prefeitura de Zé Doca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a faixa etária de pessoas a serem imunizadas contra a Covid-19.

 

Nesta fase, pessoas entre 55 à 59 anos de idade podem ser vacinadas. O Dia D de imunização será neste sábado (29) e acontecerá no Hospital Dr. Isaías com o início dos serviços das 8h as 14hrs.

 

É mportante ressaltar que para a vacinação é preciso levar documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Vereador Alexandre Barroso solicita benefícios para as comunidades rurais de Zé Doca

Vereador Alexandre Barroso

O vereador Alexandre Barroso (AVANTE) por meio de requerimentos aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, solicitou junto a gestão municipal benefícios nas áreas de infraestrutura para três comunidades rurais do município.

 

Por meio do requerimento nº 021/2021, Alexandre requereu um carro para a coleta de lixo no Povoado Nova Conquista. No mesmo sentido, o parlamentar solicitou através de outro requerimento nº 020/2021 que seja também implantado um carro de coleta de lixo no Povoado Josias pelo menos duas vezes na semana.

O parlamentar ainda por meio de indicação de nº 019/2021, solicita que a gestão municipal através do setor competente realize a aquisição de uma caixa D’água para o Povoado Santa Lúcia, medida que irá beneficiar várias famílias da comunidade.

 

Alexandre Barroso, segue atuante na gestão do PL da prefeita Josinha Cunha, honrando com trabalho e competência seu segundo mandato.

Homem é preso pela Polícia Federal por tráfico de pessoas no interior do MA

A Polícia Federal no Estado do Maranhão deflagrou ontem, (27), a segunda fase da Operação “Finita servus”, a qual visa combater o tráfico de pessoas e a redução a condição análoga à de escravo, com o cumprimento de mandado de prisão preventiva e busca e apreensão na cidade de Centro Novo do Maranhão.

 

A investigação apura o tráfico de pessoas em que trabalhadores maranhenses são aliciados, mediante fraude e abuso da condição de vulnerabilidade socioeconômica das vítimas, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante, sendo assim convencidos a aceitar a proposta de emprego no Estado de Santa Catarina.

 

Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados, obrigados a residir em alojamentos abarrotados, sem condições mínimas de viver com dignidade, bem como parte de seu salário e documentos retidos pelos empregadores com a justificativa de pagamento pelas despesas do período, caracterizando, assim, a tráfico de pessoas com a elementar de redução a condição análoga à de escravo.

 

Na primeira fase foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, também expedidos pela Justiça Federal, após representação da autoridade policial, sendo dois em Santa Inês/MA, um em Centro Novo do Maranhão e dois em São Joaquim/SC.

 

A partir da análise preliminar das provas colhidas na primeira fase da Operação, obtiveram-se indícios veementes de que um dos investigados continuaria traficando pessoas, dessa forma não haveria outra maneira de impedir a reiteração delitiva senão por meio de sua prisão por tempo indeterminado.

 

Os investigados poderão responder pelos seguintes crimes: reduzir alguém a condição análoga à de escravo (Art. 149 do CPB) e de tráfico de pessoas (Art. 149-A, inciso II, do CPB), dentre outros.

 

A operação foi denominada FINITA SERVUS, termo oriundo do Latim, utilizado no Império Romano, indicando o fim da escravidão.

 

Via Neto Ferreira