Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Polícia prende pai suspeito de violentar e engravidar a própria filha no Maranhão

Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil do Maranhão através da 5° Delegacia Regional de Pinheiro, por intermédio da Delegacia Especial da Mulher, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem de 46 anos, expedido pela 3° Vara de Pinheiro, pela suposta prática de crime de estupro.

 

Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido cometido contra a vítima menor de idade, sendo ela a filha do investigado. Ainda de acordo com polícia, a vítima informou que vinha sendo abusada desde os 14 anos de idade, inclusive resultando em uma gravidez, havendo fortes indícios que o autor seja o pai da criança.

 

Cabe destacar que a Delegacia da Mulher de Pinheiro investiga outros casos de estupro praticados pelo autor contra outras filhas, também menores de idade. Após os procedimentos de praxe o capturado será levado a Unidade Penitenciária de Pinheiro onde permanecerá à disposição da justiça.

 

Via Luís Cardoso 

Vereadora Dra. Ana Freire destaca aprovação de requerimentos relevantes ao município de Zé Doca.

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Zé Doca, realizada via conferência, a vereadora Dra. Ana Freire (PL), participou da aprovação de dois requerimentos relevantes ao município e parabenizou a prefeita Josinha Cunha, pela gestão em prol do desenvolvimento “Parabenizo a prefeita Josinha, pela gestão que está fazendo e pelos trabalhos que vem desenvolvendo em nosso município”, destacou a parlamentar.

 

Foram aprovados

 

INDICAÇÃO N° 018/2021

Reforma e ampliação da praça Reinerio Costa Rêgo, situada na Rua Santa Tereza em Zé Doca.

 

JUSTIFICATIVA: A referida praça precisa ser revitalizada por ser de grande importância para a comunidade. Levando em consideração que a mesma fica em frente à igreja Matriz Santa Teresa a qual deve se considerar a sua relevância histórica em Zé Doca.

 

INDICAÇÃO N° 023/2021

 

Sobre a pavimentação asfáltica para as ruas Odilon José Alves, rua Joscicleia Cunha e rua Cunha Rodrigues no Bairro Angelim

 

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o anseio dos moradores que desejam melhoras na infraestrutura, uma vez que a pavimentação asfáltica proporciona a todos uma melhor trafegabilidade.

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico internacional em Pinheiro

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30), na baixada maranhense, a Operação Apachetas, a qual tem por escopo combater os crimes de Tráfico Internacional de Substâncias Entorpecentes, Associação para o Tráfico, Lavagem de Capitais, e o Comércio ilegal de armas de fogo (e munições) naquela região. Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de Cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.

 

A investigação conduzida pela Polícia Federal no Maranhão teve ínicio em 2017, e após a realização de inúmeras diligências, foi possível identificar e qualificar dezenas de envolvidos que em comunhão de desígnios constituíram, no mínimo, 3 associações criminosas com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.

 

Ademais, com a investigação policial foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600kg de Cocaína, bem como efetuar o desmantelamento de um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino).

Neste contexto, a Polícia Federal representou judicialmente por 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, sendo tais pedidos deferidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.

 

Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 anos de reclusão.

 

Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus – AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO, bem como em Pinheiro – MA e contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 investigadores da Policia Civil do Maranhão – PCMA, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores.

 

A operação foi denominada Apachetas, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a “apacheta” a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).

Final de semana e Zé Doca segue vacinando

Enquanto muitas prefeituras param a vacinação durante feriados e finais de semana, a prefeitura de Zé Doca, por meio da secretaria de saúde, se destaca pelo compromisso e ações na guerra contra o novo Corona Vírus.

 

Nesse final de semana a vacinação segue firme nos postos de saúde, contemplando idosos na faixa etária de 70 a 75 anos, acima desse público todos já foram vacinados.

“É uma determinação da prefeita Josinha que a vacinação NÃO PARE, estamos trabalhando em plantões para dar celeridade a vacinação, com esse empenho de todos vamos vencer essa guerra,” disse a secretária de saúde Isaura Macedo.

Com essa ação, o município de Zé Doca ganha em todos os sentidos, pois pessoas estão sendo imunizadas, consequentemente diminui a transmissão e novas vacinas vão chegar.

 

A prefeita Josinha ressalta que; medidas como uso de máscara e distanciamento continuam sendo necessárias para evitar contágio e transmissão da doença mesmo após a vacina.
Receber a vacina contra a Covid-19 é um alívio, um alento e uma alegria ímpar.

 

Ela é a oportunidade real de minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, além de reduzir o número de mortes.

Em todos os setores, em todas as áreas. A Prefeitura de Zé Doca, garante fardamento para os motoristas das equipes de limpeza pública

A prefeitura entende que, os motoristas dos veículos de apoio da limpeza, coleta e roço, precisam de uma identificação.

 

Pensando nisso, por meio da Secretaria de administração do município, disponibilizou fardamentos para esses profissionais, assim como acontece com os agentes de limpeza (garis).

 

“São profissionais que exercem um papel fundamental na vida de todos e em tempos de pandemia a limpeza pública, deve ser uma constância e assim trabalhamos, cuidando de todos de igual modo.” Frisou a prefeita Josinha Cunha.

Em Zé Doca, desinfeção de ruas chega até a zona rural atendendo grandes povoados

As ações de combate ao novo Coronavírus segue firme no município de Zé Doca.

 

A prefeitura, por meio da secretaria de saúde e em parcerias com a equipe de endemias e a secretaria de transportes montou uma força tarefa para desinfecções de ruas na sede e povoados ao longo de todo o mês de março.

Agentes equipados com máscaras de proteção efetuam a limpeza das calçadas pulverizando uma solução à base de água sanitária.

 

Na zona rural, a ação aconteceu nos povoados de Igarapé Grande, Quadro, Conquista, Quinto Braço e Ebenézia.

 

A equipe segue com desinfecções em UBs, prédios públicos e dependências com a atendimento ao público que solicitarem o serviço, tanto na sede como na zona rural.

Vereadores da Comissão da Saúde visitam ala Covid do hospital de Zé Doca

A Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Zé Doca formada pelos vereadores Zilmar, Ana Freire, Carlos Henrique e Júnior Besourão visitou o hospital municipal de Zé Doca, na ocasião, a secretária de saúde do município, Dra. Isaura Macedo e o diretor da ala Covid, Dr. Emanuel acompanharam os parlamentares.

 

O objetivo da visita foi constatar “in loco” como o hospital municipal vem trabalhando o fluxo de atendimento aos que chegam com Covid 19 aquele estabelecimento de saúde.

 

A comissão se deparou com uma estrutura bem organizada e atendendo a todos os protocolos do ministério da saúde, de acordo com a comissão, a comitiva visitou todas as instalações do hospital, inclusive os leitos, verificando cuidadosamente como estão sendo tratados os pacientes.

Na visita, todos os cuidados foram tomados para evitar contaminações.

 

A comissão constatou que, os trabalhos estão bem organizados, a ala da Covid não tem nenhum contato com as demais alas do hospital, e os profissionais são exclusivos do setor, uma segurança para quem vai buscar atendimento para outras necessidades de saúde.

Combate ao COVID 19 Em Zé Doca, reunião define metas para funcionamento de academias

A reunião aconteceu na noite de ontem (24), no auditório da escola Miranda Braz. Participaram donos de academias, profissionais da vigilância sanitária, a secretária de saúde do município Isaura Macedo, secretário da fazenda Antônio Ramos e o comandante da guarda municipal Antônio Carlos Barros (Neli).

 

A reunião teve o objetivo de alertar os donos de academias sobre os cuidados com a disseminação do novo Coronavírus.

Pacto pela vida

 

Em comum acordo, ficou decidido a redução do número de pessoas nas academias, estabelecer horários agendados, uso obrigatório de máscaras para todos em qualquer atividade e higienização dos aparelhos.

 

O município de Zé Doca se destaca na região pelo enfrentamento sério e consciente ao Covid 19, segundo a prefeita Josinha Cunha, o momento é de empenho máximo de todos que fazem a administração e da população para vencer o que ela chamou de “guerra.”

Pais são presos por torturar e estuprar o próprio filho de três meses no Maranhão

Um casal, que não teve o nome divulgado, foi preso na tarde dessa terça-feira (23), acusado de torturar e estuprar o próprio de apenas três meses de idade.

 

O mandado de prisão preventiva contra os pais foi cumprido pela Delegacia Especial da Mulher (DEM) de São José de Ribamar, com apoio da Guarda Municipal.

 

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o crime chegou ao conhecimento da DEM no dia 12 de fevereiro deste ano, após profissionais de saúde do Hospital Municipal de São José de Ribamar, que atenderam o bebê, denunciarem o caso à polícia.

 

Segundo o laudo médico, a criança chegou ao hospital com ferimento extenso na língua, fissura no ânus e quadro grave de desnutrição.

 

Diante das informações, foi lavrado o auto de prisão em flagrante em desfavor do pai, de 18 anos de idade, e da mãe de 20 anos. Porém, os pais do menino foram postos em liberdade.

 

A polícia continuou as investigações e, com base em documentos médicos, relatório do Conselho Tutelar, Boletins de Ocorrências e exame de verificação de práticas libidinosas, a DEM resolveu representar pela prisão cautelar dos pais da vítima.

 

A Justiça concedeu o mandado de prisão, e a polícia conseguiu localizar e prender os suspeitos. O pai foi preso na rua São Francisco, na Vila Roseana Sarney, e mãe no bairro Turiuba II, ambos os bairros são São José de Ribamar.

 

Os presos foram encaminhados para a Unidade Prisional de Pedrinhas, onde estão à disposição da Justiça. Segundo a Polícia Civil, o pai do bebê tem histórico de uso de drogas. Além disso, o casal sempre se desentendia.

 

Ainda de acordo com polícia, a criança já está bem e sob os cuidados da avó materna.

Combate ao Covid 19: Prefeitura de Zé Doca realiza vacinação na Zona Rural, para maiores de 80 anos e acamados

Dando continuidade ao cronograma de vacinação, a prefeitura de Zé Doca por meio da Secretaria de Saúde, está vacinando os idosos com idade superior a 80 anos e os acamados, nas comunidades rurais do município em suas residências.

 

Um trabalho integrado e planejado pela administração municipal que visa garantir a segurança da população idosa em Zé Doca.

 

“Estamos trabalhando para poder equilibrar essa questão da pandemia e eu tenho certeza que ela é passageira e nós vamos sair rapidamente disso, com apoio de todos vamos vencer o Covid 19, afirma a prefeita Josinha Cunha.