A partir desta segunda-feira (1º) diversos setores da economia serão reabertos no Maranhão. Esses estabelecimentos estarão aptos a funcionar durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Essas empresas deverão seguir regras sanitárias gerais e protocolos específicos.
As regras gerais valem para todos, independentemente do tipo de atividade. Já as regras específicas valem para cada segmento, e são baseadas de acordo com o tipo de atividade que exercem.
Entre as atividades que podem funcionar a partir desta segunda estão as clínicas médicas, dentistas, hotéis e pousadas. Também transporte coletivo, óticas, autoescolas, construção civil, salões de beleza, comércio de móveis e variedades para o lar, supermercados e mercados, e mais serviços de informática e venda de aparelhos celulares.
Também podem funcionar delivery e drive-thru de restaurante, bar e lanchonete, imobiliárias e escritórios, pequenas empresas exclusivamente familiares, postos de combustível e entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, oficinas e loja de material de construção, bancos e coleta de lixo.
Entre os segmentos que continuam proibidos de exercer as suas funções estão as academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares e casas noturnas, restaurantes, bares e lanchonetes (com exceção de delivery e drive thru). Também permanecem suspensas as visitas a pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus.
A depender da evolução da pandemia, a partir do dia 15 de junho poderão funcionar demais lojas de ruas, como sapatarias e lojas de roupas, e lojas em shopping centers, com exceção de praças de alimentação, cinemas, áreas infantis, restaurantes e a realização de eventos.
A partir do dia 22, também dependendo da evolução da doença, poderão funcionar as academias. A partir do dia 29, bares, restaurantes e praças de alimentação em shoppings.
G1 MA