A Polícia Civil de Barra do Corda prendeu, na manhã deste sábado (30), no bairro Trizidela, Evandro dos Santos de Sousa, de 37 anos, em cumprimento a mandado de prisão temporária por suspeita de estupro de vulnerável.
Ele é acusado de estuprar sua própria filha, de 14 anos. As violências sexuais já estariam ocorrendo há dez anos.
Segundo os fatos narrados em relatório do Conselho Tutelar e em declarações prestadas no Ministério Público, a vítima sofria esses abusos desde os quatro anos de idade e era ameaçada de morte por seu pai.
Ele afirmava que mataria a menina e a mãe se os abusos fossem revelados a alguém. Essas ameaças impediram a vítima de relatar as violências que sofria.
O estuprador foi encaminhado à Unidade Prisional de Barra do Corda, onde ficará à disposição da Justiça.
O crime de estupro de vulnerável é previsto no artigo 217-A do Código Penal, com pena que poderá chegar a 15 anos de reclusão.
O vereador Bil Moraes (REDE) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Zé Doca, o requerimento n 003/2019 que solicita à Secretaria Municipal de Infraestrutura, iluminação pública, na rua Arari, no bairro Vila Barroso.
A falta de iluminação nesta via causa insegurança para os moradores, principalmente, para quem estuda a noite ou trabalha e tem que voltar para casa na escuridão.
“Por esta razão peço o apoio da prefeitura municipal na solução deste problema”, ressaltou o parlamentar.
A indicação foi aprovada pelos demais parlamentares e encaminhada para a prefeita Josinha Cunha.
O presidente da câmara Carlos Henrique Solteiro (PR), apresentou indicação legislativa na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Zé Doca, solicitando ao Poder Executivo Municipal, obras de infraestrutura com pavimentação asfáltica na Rua da Paxiuba, avenida de Santana, rua Princesa Isabel e São José, com a finalidade de proporcionar mais conforto urbano aos moradores e transeuntes.
De acordo com o parlamentar a recuperação dessas ruas é muito importante para a população, isso porque as ruas são de grande movimentação de veículos e pedestres.
Em entrevista ao blog, Henrique enalteceu o trabalho da prefeita Josinha em parceria com o deputado federal Josimar Maranhãozinho e da deputada estadual Detinha, que muito vem contribuindo com o município.
O Vereador Alexandre Barroso (PTB) apresentou na Sessão legislativa desta sexta-feira (29), três requerimentos com importantes solicitações para a zona rural do município de Zé Doca.
No primeiro Requerimento o vereador solicita a pavimentação asfáltica das ruas do povoado Josias, trazendo muitos benefícios, pois fará com que diversos problemas sejam sanados, além de atender os moradores. “Isso vai valorizar as residências locais, bem evitar os transtornos que os moradores enfrentam tanto com a poeira no tempo da seca, como as ruas esburacadas, na estação do inverno”, disse.
No outro Requerimento, o Parlamentar solicitou que seja viabilizado a colocação de iluminação publica tanto no povoado Josias quanto na Nova Conquista, comunidades que tem uma enorme quantidade de familias e que vem crescendo com o progresso a cada ano da atual administração.
Por fim em seu ultimo requerimento da sessão, Alexandre usou a tribuna no grande expediente, solicitando que o executivo execute reforma da escola Castro Alves, localizada na zona rural de Zé Doca, povoado Santa Lucia. Segundo o parlamentar são necessárias melhorias imediatas na estrutura física da escola, entre outros reparos.
Alexandre finalizou suas palavras parabenizando a administração municipal da prefeita Josinha Cunha, pela maratona de obras entregues a população.
O vereador Antônio Maia (PRTB) protocolou indicação na Câmara Municipal de Zé Doca na tarde desta sexta-feira (29), solicitando que o governo municipal reative, um poço artesiano no povoado Ebenezia zona rural.
No pedido, que será encaminhado a prefeita Josinha Cunha, Maia pede com urgência a reativação.
O parlamentar afirmou que sua intenção é permitir aos moradores de Ebenezia viver de modo saudável e confortável. Maia entende que o acesso à água potável possui íntima ligação com o direito à vida, dignidade da pessoa humana e com a saúde da população beneficiada com poços artesianos.
No grande expediente, o vereador parabenizou a prefeita e a secretaria de educação Sônia Maria, pela maratona de inaugurações que esta sendo realizada em Zé Doca. Escolas e creches que estão passando por uma ampla e grande reforma em suas estruturas, graças a parceria incondicional dos deputados Josimar Maranhãozinho e Detinha.
O sábado (29), foi de inaugurações na zona rural do município de Zé Doca. A prefeita Josinha Cunha, acompanhada da secretária de Educação Sônia Maria, vereadores e comitiva, esteve primeiro no povoado Ebenezia onde entregou a comunidade a Creche Criança Esperança que além de reformada, também foi ampliada e equipada.
A unidade ganhou novas salas de aula que logo serão climatizadas para o conforto de mais de 110 alunos. A obra era um sonho antigo dos moradores da comunidade e a sua realização só foi possível graças a um requerimento do vereador Hênnio Silvestre que teve seu pedido aprovado, e logo executado pela gestora municipal.
O vereador do PSD tem se destacado por sua garra e compromisso e em entrevista a nossa reportagem disse que a felicidade em poder compartilhar momentos como esses com seus conterrâneos é indescritível. “Ebenezia faz parte da minha vida, aqui nasci e me criei e hoje não estou mais do que cumprindo com minhas obrigações como vereador e como representante dessa comunidade, tenham a certeza que enquanto ao meu lado estiverem a prefeita Josinha, o deputado Josimar e a deputada Detinha, muito mais será feito, isso é apenas o início de muitas coisas boas que ainda virão”, disse o parlamentar.
Após a entrega das novas instalações da Creche do povoado Ebenezia, o parlamentar seguiu com a comitiva da prefeita para a pequena comunidade Terra Nostra, onde mais uma escola também foi entregue.
Lá os alunos eram obrigados a se deslocar grandes distancias ou a estudar em uma casa velha que deu lugar a uma unidade novinha com duas salas de aulas que atenderão pouco mais de 15 alunos.
O presidente da câmara Carlos Henrique Solteiro, prestigiou na manhã desta quinta-feira,(28), a solenidade de reinauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal José Miranda Braz, localizada no centro de Zé Doca.
A Escola construída na época da administração do prefeito Alcir Mendonça, hoje é referencia pela sua estrutura e por atender milhares de crianças.
Carlos Henrique, destacou a melhoria na estrutura física do prédio. “É uma satisfação vermos uma obra importante sendo entregue à população zedoquense. Estas melhorias darão mais conforto para as crianças e adolescentes desenvolverem suas atividades. Parabenizo a prefeita Josinha Cunha, a secretária de educação Sônia Maria a diretora Leda e a população em geral, por essa parceria que trouxe grandes benefícios para corpo docente da escola”.
A escola possui uma estrutura moderna, salas climatizadas, um amplo
espaço para que as crianças possam brincar e vai
beneficiar mais de mil alunos atendidos do 1º ao 9º ano e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Quanto à participação do presidente no evento, o mesmo armou que gosta e sente vontade de estar nesses eventos, pois direta ou indiretamente eles têm participação nessas conquistas, visto que os projetos passam por votação na Câmara dos vereadores, sem dizer que é gratificante ver o quanto a população é grata com essas obras.
“Gosto de participar desses eventos, pois é prazeroso ver o quanto a população satisfeita com uma obra dessas. É nesse momento também que nos aproximamos ainda mais do povo e podemos conversar com alguns moradores de Zé Doca e saber sobre as necessidades dos mesmos”. Frizou Henrique.
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Captura -Dicap, desencadeou nas primeiras horas desta sexta-feira (29), a Operação “Águas de Março “, que visa dar cumprimento a 10 mandados de prisões nos estados do Piauí, nas cidades de Teresina e Joaquim Pires, e em Timon, no Maranhão.
Todos os mandados tem como alvo pessoas do sexo feminina que praticaram crimes de tráfico de drogas, roubo majorado e lesão corporal de natureza grave.
Até o momento, oito mulheres já foram presas. O delegado Willame Moraes, coordenador da Dicap, deu detalhes sobre a operação. Ele afirmou que entre as presas estão Sandra Maria da Silva, 43 anos e Michele Theyla da Silva, 25 anos, sendo mãe e filha, acusadas de tráfico de drogas.
“Estamos colocando o fim ao ciclo de atividades criminosas dessas mulheres, juntamente com o verão, por isso o nome da operação, que é o fim de uma estação do ano. São 10 mandados de operação contra essas mulheres que cometeram crimes graves como tráfico de drogas, roubo majorado, que é aquele roubo praticado mediante violência, ou seja, são crimes que afetam bastante a sociedade. Nós temos um caso, onde mãe e filha foram presas pelo crime de tráfico de drogas e cada uma pegaram sete anos de cadeia”, afirmou.
Confira a lista com o nome das presas:
1. Fernanda de Lima, (Condenada a 07 anos e 04 meses e 26 dias de prisão, Art.157);
2. Kaysa Evyla do Carmo Sousa, (Condenada a 07 anos a 05 meses de prisão, Art.157);
3. Maria Auxiliadora do Nascimento Silva, (Mandado de prisão preventiva, Art. 129).
4. Antonia Alves do Rêgo, tráfico de entorpecentes;
5. Jaciara Maria da Silva Sousa, (Condenada a 05 anos e 10 meses de prisão);
6. Sonia Maria da Conceição Sousa, prisão preventiva, Art. 155;
7. Sandra Maria da Silva, (Condenada a 07 anos e 02 meses de prisão);
8. Michele Theyla Silva Oliveira, (Condenada a 07 anos e 02 meses de prisão);
A operação conta com o auxílio da Delegacia Regional de Timon, Greco, DOE, 25 DP e da Força Tarefa da SSP.
O nome da Operação “Aguas de Março “ refere-se ao fechamento de uma “Estação “, um ciclo ou uma etapa, pois assim como as Águas de Março fecham o Verão, no caso específico da Operação, fecha-se o ciclo das ações criminosas dessas mulheres.
A solenidade de assinatura do termo de protocolo de intenções do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e Ronda Escolar aconteceu na noite de ontem (28), na escola José Miranda Braz reunindo representantes do poder executivo como a prefeita Josinha Cunha e vereadores, a secretária de educação Sônia Maria, sociedade civil, alunos de escolas públicas, professores e empresários.
O Proerd e o Ronda Escolar são programas da Polícia Militar e em Zé Doca é realizado pelo 29º Batalhão, em parceria com a prefeitura e Secretaria de Educação, sem essa junção a implantação dos programas seria inviável, segundo afirmou o Coronel Machado.
O objetivo do Proerd é envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência, assim como desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso de drogas e a prática da violência nas escolas. O programa também visa desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola.
Ronda Escolar
O projeto é realizado por meio de rondas ostensivas periódicas, que são rondas externas e internas nas imediações de cada escola, seja ela estadual ou municipal, no intuito de inibir atos ilícitos e a presença de suspeitos que não frequentam o ambiente escolar.
Além disso, quando solicitada, a equipe promove palestras sobre a função da polícia e suas atividades no dia a dia.